Revista Aposta (Preload)

Edição:

Partilhar

Wilson Chimoco: considera mandioca a substituta à produção do petróleo

O economista angolano, Wilson Chimoco, considera a mandioca como o substituto a produção do petróleo no nosso país, contribuindo para o Orçamento Geral Estado, OGE.

Wilson Chimoco: considera mandioca a substituta à produção do petróleo

De acordo com o especialista, a mandioca é uma das culturas mais bem distribuídas em Angola, chegando mesmo a ser a maior cultura em termos de valor no país. A produção da mandioca nacional valeu perto mais de 3 mil milhões USD na campanha agrícola 2018/2029, garantiu o economista.


O especialista, que encara com bom ânimo e defende a diversificação da economia nacional através da aposta na agricultura e acredita seriamente na substituição da produção do petróleo pela produção da mandioca, mas salienta que muito ainda pode ser feito e que o contexto cambial ainda não ajuda muito.


Wilson Chimoco é licenciado em economia pela Universidade Católica (UCAN). Apela ainda para que se aproveite bastante o potencial que existe no país para a produção da mandioca.


A mandioca é um alimento nativo da América do Sul, onde é cultivado desde a antiguidade. Em algumas regiões do Brasil também pode ser conhecida como macaxeira ou aipim.


De acordo com a pesquisa da Revista Aposta, a mandioca é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento, e ajuda a combater a fome.


A mandioca possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. É uma rica fonte de calorias e carboidratos.